Conferência Online

LabAberto Fab Lab Bootcamp

Nota de Imprensa

Em 2020, o encontro dos Fab Labs nacionais teria lugar em Torres Vedras, de 16 a 19 de julho, no espaço Lab Center, organizado pela Associação LAB ABERTO FAB LAB, uma associação sem fins lucrativos. Este evento teria o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com outros Fab Labs, escolas, empresas, professores, inventores, fabricantes, associações e instituições.

Contudo, dada a actual situação pandémica, o desafio colocado à organização foi o de promover actividades em versão online por videoconferência. Assim, apesar do evento presencial ter sido adiado para para 15-18 julho de 2021, decidimos aceitar o desafio e organizar uma versão webinar do evento que se realizará nos dias 18 e 25 de julho de 2020.
Tanto nesta versão webinar como na versão presencial, prevista para 2021, o principal objetivo será discutir formas de implementar ambientes FAB LAB numa escola, juntando professores, diretores, câmaras municipais, empresas, profissionais e FAB LABs.

Este encontro começará com uma sequência de palestras, onde coordenadores de Fab Labs, professores e líderes de projetos compartilharão as suas experiências. No dia 18 de julho, sábado, teremos a presença dos oradores principais que vão abordar a perspetiva educacional de um Fab Lab: Hanne Voldborg Andersen, Fab@school Denmark (Dinamarca), Miquel Carreras, coordenador do FAB LAB do Liceu Politecnic, Barcelona (Espanha), Michael Stone, Public Education Foundation (USA), Tom Dubick, Charlotte Latin FabLab (USA), Liz Whitewolf, Fab Foundation (USA), Francisco Mendes, Hardware City (Portugal). Mais tarde, o encontro será encerrado por Fernanda Rollo, professora investigadora na FCSH da Universidade Nova (Portugal). No dia 25 de julho, sábado, os temas serão mais virados para os Fab Labs, incluindo a segurança num Fab Lab, a gestão empresarial de um Fab Lab e, finalmente, a sua relação com a comunidade científica e empresarial em Portugal. Os oradores convidados: Mikko Rajanen, Universidade de Oulu (Finlândia), João Feyo, OPOLAB (Portugal).

O evento conta também com workshops de prototipagem digital, modelação e impressão 3D, electrónica, robótica, programação e animação stop motion. Este ano teremos uma “Fab Experience” onde os participantes são desafiados a concluir um projecto, em equipas de 5, trabalhando remotamente e individualmente por videoconferência, e orientados também por videoconferência por dois membros da comunidade FAB LAB, serão imersos no ambiente de aprendizagem informal, simulando a utilização de um FAB LAB realizando um projeto colaborativo. Todas as atividades são pensadas para todo o tipo de público, com especial enfoque para aqueles que estão a dar os primeiros passos no uso destas tecnologias e metodologias em contextos profissionais e educacionais.


Este evento é também dirigido aos profissionais de educação. Os professores participantes terão a oportunidade de conhecer a comunidade nacional dos FAB LABs e participar em diversos workshops/projetos de introdução à produção digital, programação, robótica, modelação e impressão 3D, entre outros. Pretende-se que esta partilha de conhecimentos, onde professores e educadores de todos os níveis de ensino possam participar, resulte numa orientação estratégica anotada num documento a entregar ao governo português, com ideias concretas, pragmáticas e estratégias sobre como criar uma escola baseada em ambientes colaborativos e cooperativos baseados em projetos, que caracterizam o movimento FabLab.


Em números, para 2021, teremos 11 oradores principais, 10 formadores, 20 mentores, haverá 40 voluntários, 5 consultores e 5 observadores. Apresentaremos 11 palestras, 10 workshops e 10 projetos. O evento será representado por 5 nacionalidades e pessoas vindas de todo o país.
Agora, nos próximos dias 18 e 25 de julho de 2020, contamos neste webinar com 9 oradores principais, 4 formadores, 8 mentores, haverá 4 estagiários, 5 consultores e 5 observadores. Apresentaremos 11 palestras, 3 workshops e 4 projetos Fab Experience. O evento será representado por 5 nacionalidades e pessoas vindas de todo o país.