Conferência Online

LabAberto Fab Lab Bootcamp

Oradores

José J. G. Moura

(Portugal)

FCT Nova

Engenheiro Químico, Doutor em Química, Professor Titular de Química - Departamento de Química, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), Química Bioinorgânica. Especialista em Pesquisa na Univ. Minnesota (EUA) e Professor Adjunto na Univ. Georgia, Atenas (EUA). Ex-Presidente do Departamento de Química e ex-Presidente do Conselho Científico da FCT, Delegado Português do COST e INTAS, membro dos Painéis Científicos (FCG, FCT-MCTES, NSF (EUA) e de vários conselhos editoriais científicos. Em 2006, foi eleito Membro da Academia das Ciências e em 2010, eleito Presidente da Sociedade de Química Inorgânica Biológica, durante 2 anos. É também Diretor da Biblioteca do Campus da FCT, promovendo a interligação entre Cultura / Arte / Ciência, e coordena o FCT FabLab.

Ana Alves Pereira

(Portugal)

FCT Nova

É licenciada em História e Ciências Sociais pela Universidade do Minho, fez os seus estudos de pós-graduação em Ciências da Informação na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de Coimbra. É Coordenadora da Divisão de Documentação e Cultura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. De 2016 a 2018, trabalhou no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e é membro do Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior do BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentação.

Hanne Voldborg Andersen

(Dinamarca)

FabLab@SCHOOLdk

Como coordenadora nacional para a FabLab@School.dk estou a facilitar os processos de desenvolvimento entre os municípios e a rede FabLab@School na Dinamarca. FabLab@School é uma iniciativa para desenvolver Competências do Século XXI num contexto de tecnologias digitais emergentes e Design Thinking para professores e alunos das escolas primárias e secundárias da Dinamarca. FabLab@School.dk está a colaborar internacionalmente com a rede FabLearn Network estabelecida na Universidade de Stanford.

Miquel Carreras

(Espanha)

Liceu Politecnic

Miquel Carreras trabalha há 20 anos como consultor de tecnologia. Em 2014, ele implantou e lançou o primeiro FabLab@School em Espanha e o segundo na Europa, em colaboração com o Transformative Learning Technologies Laboratory (TLTL) da Universidade de Stanford. Até há pouco meses, foi Diretor do FabLab@School do Liceu Politècnic de Sant Cugat (Barcelona).

Michael Stone

(EUA)

Public Education Foundation

Michael Stone é o Diretor de Aprendizagem Inovadora para a Fundação de Educação Pública em Chattanooga, Tennessee. Michael lidera oportunidades inovadoras de desenvolvimento profissional para professores, com especialização em integração tecnológica, aprendizagem baseada em projetos e modelos de fabricação digital que transformam a forma como os alunos se envolvem com os conteúdos e os processos. Ele desempenhou um papel central no desenvolvimento do primeiro Fab Lab no estado do Tennessee em 2014, e desde então tem liderado um esforço para projetar e abrir laboratórios de fabricação digital, chamados "Volkswagen eLabs", em 16 escolas públicas no condado de Hamilton, Tennessee, graças a uma doação de 1 milhão de dólares do Volkswagen Group of America. Em julho de 2016, concluiu uma nomeação de um ano como Albert Einstein Distinguished Educator Fellow na National Science Foundation, em Washington, DC. Michael passou os primeiros 10 anos da sua carreira como professor de matemática e ciências de computação antes de deixar a sala de aula para liderar iniciativas de educação de fabricantes por todo o país.

Tom Dubick

(EUA)

Charlotte Latin FabLab

Educador experiente em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática com mais de trinta anos de experiência como professor e evangelista de engenharia que tem promovido a educação S.T.E.M. dentro e fora da sala de aula do nível K-12. Acredita que o uso de ferramentas de fabricação digital na escola é uma das melhores maneiras de criar a próxima geração de engenheiros, artistas, programadores e criadores. Apoia os objetivos da Fab Foundation e é um diretor de Fab Lab focado nos Makers (fazedores) do nível K-12 numa escola independente de primeira linha. O Charlotte Latin Fab é o único nó da Fab Academy que se concentra nos alunos e professores do ensino médio.

Liz Whitewolf

(EUA)

Fab Foundation

Liz Whitewolf é a Gerente de Programa e Engajamento do SCOPES-DF, um projeto da Fab Foundation que apoia educadores nos Fab Labs e escolas com makerspaces de fabricação digital. Uma licenciada da FAB Academy, Liz abriu anteriormente um Fab Lab educativo em Pittsburgh, Pensilvânia, expandindo o programa de forma a incluir duas unidades de Fab Lab móveis, para além do makerspace do museu. Antes de se juntar à Fab Foundation, Liz foi Directora Principal da STEM Education no Carnegie Science Center. Anteriormente era professora, e no tempo fora da escola foi educadora de robótica, programação de computadores e engenharia. Actualmente, Liz prossegue com o doutoramento em Educação STEM na Universidade de Pittsburgh e atua em vários comités e projectos educativos, incluindo a Remake Learning Network, STEM Ecosystems, National Science Teaching Association, e a North American Digital Fabrication Alliance. Liz e a sua família são todos Makers/Fazedores e passam tempo a fazer experiências e a criar projectos no seu Fab Lab caseiro, instalado na sua garagem, na sua casa em Pittsburgh.

Francisco Mendes

(Portugal)

Hardware City

Co-criador do Sunset Hackathon (https://sunsethackathon.com/), Co-Fundador da Hardware City (https://hardwarecity.org), Co-Fundador da BEEVERYCREATIVE (https://beeverycreative.com/) fabricante líder em Portugal de impressoras 3D.
"O Sunset Hackathon é uma maratona tecnológica de 72 horas focada na criação de soluções inovadoras para problemas propostos e que reúne talentos, startups e empresas, num contexto descontraído e de Verão.", Sunset Hackathon
"A Hardware City é uma comunidade de empreendedores que fecha a lacuna entre as startups de hardware e os fabricantes.", Hardware City
"Francisco é conhecido como o criador do Melhor Hackathon em Portugal: 3 dias cheios de sol, diversão, partilha e criatividade!", João Simões (vice-presidente do Lab Aberto Fab Lab, Vencedor - 1º lugar - do Sunset Hackthon 2019)

Ferdinand Meyer

(Alemanha)

KaLi FAB LAB

Olá, o meu nome é Ferdinand Meier. Sou um engenheiro mecânico de Munique, Alemanha. Em Agosto de 2008 comecei uma viagem de bicicleta que, em 9 anos, me levou pela Suíça, França, Espanha e Portugal, onde fiz voluntariado e trabalhei em tudo, desde jardins de permacultura a espaços de produção. Em Lisboa fiz um mestrado em "Sistemas de Energia Sustentável" no MIT-Portugal e descobri os Fab Labs, trabalhando no FabLab EDP. Em 2013 fiz a Fab Academy e continuei a trabalhar como instrutor na Fab Lab Barcelona. Neste momento estou a trabalhar na Alemanha no Fablab Kamp-Lintfort.

Mikko Rajanen

(Finlândia)

OULU UNIVERSITY

Mikko Rajanen é investigador de pós-doutoramento na Unidade de Pesquisa INTERACT, Universidade de Oulu, Finlândia. É doutorado em Sistemas de Informação e tem mais de 20 anos de experiência de ensino e em investigação de usabilidade. Os seus interesses de investigação incluem a cultura de segurança na fabricação digital, acessibilidade, análise custo-benefício de usabilidade, usabilidade em contexto de desenvolvimento de software de código aberto, e usabilidade em jogos e gamificação. Tem estado envolvido na comunidade local de usabilidade, organizando o Dia Mundial da Usabilidade e iniciando o projeto de investigação UKKOSS para trazer os métodos, processos e práticas de usabilidade para o contexto de desenvolvimento de software de código aberto. O seu objetivo é tornar o mundo um lugar melhor, uma interface de utilizador de cada vez, e trazer a cultura de segurança para a fabricação digital.

João Feyo

(Portugal)

OPOLAB

João Feyo, arquiteto, tem mais de 30 anos de experiência em fabricação digital. Durante este período, criou várias empresas. Em 1996: uma companhia de construção de modelos arquitetónicos. Em 2001: a primeira empresa de prototipagem rápida em Portugal, experiência do usuário em estereolitografia, impressão 3D e CNC. Em 2004: empresa multiplataforma CUBIX com diversos serviços em modelação 3D e visualização virtual. Em 2010: co-fundou o OPOLAB, primeiro FABLAB em Portugal. Entre 2012 e 2015: co-fundador do festival internacional GET-Set art fest. Em 2018: tornou-se o maior vendedor e produtor mundial de máquinas da Precious Plastic.
João Feyo envolveu-se em vários projetos de pesquisa, relacionados com a comunidade e a indústria, reciclagem, sustentabilidade das cidades e projeto e implantação da FABcity. Hoje em dia trabalha com ONGs ajudando nos métodos de construção e reciclagem de plásticos, e novos designs e conceitos para MakerSpaces e FABLABs em todo o mundo.

Hugo Silva

(Portugal)

Instituto de Telecomunicações

Hugo Plácido da Silva acredita ser uma das poucas pessoas sortudas que pode dizer que trabalhou muito poucos dias na sua vida... não por falta de trabalho (felizmente), mas porque quando se faz coisas que se ama e se é apaixonado quase todos os dias, não há limite entre o que é trabalho e o que é apenas pura diversão.
Concluiu o seu doutoramento em Engenharia Electrotécnica e Computadores na Universidade de Lisboa. Desde 2004, Hugo é investigador no IT - Instituto de Telecomunicações (http://www.it.pt/person_detail_p.asp?id=1293) e professor no IST - Instituto Superior Técnico desde 2019.
Hugo é também um dos co-fundadores da PLUX - Wireless Biosignals (http://www.plux.info) estabelecido em 2007 como uma empresa inovadora de base tecnológica que opera no domínio de dispositivos médicos para os cuidados de saúde e qualidade de vida, onde é atualmente um Membro da Direcção e Conselheiro de Inovação. Mais recentemente, tem estado a trabalhar activamente (ou seja, a divertir-se) no sentido de fazer o mundo um pouco mais fisiológico através da BITalino (http://www.bitalino.com),um software de código aberto e kit de ferramentas de hardware de baixo custo, que permite a qualquer pessoa desde estudantes a criadores profissionais de aplicações, para criar projectos porreiros e aplicações com sensores fisiológicos.
As suas principais áreas de interesse incluem computação fisiológica (também conhecida como biosinais), engenharia de sistemas, processamento de sinais, e reconhecimento de padrões.

Fernanda Rollo

(Portugal)

FCSH da Nova University

Maria Fernanda Rollo, Doutora em História Contemporânea pela FCSH, Universidade Nova de Lisboa, onde lecciona no Departamento de História. Coordenadora do Doutoramento em História na FCSH - UNL Coordenadora do Centro República - FCSH-UNL, Investigadora do Instituto de História Contemporânea da FCSH da UNL, Coordenadora do Grupo de Economia, Sociedade, Património e Inovação do IHC e Membro da Direcção e Conselho Editorial da revista Ler História.
Também integra a coordenação de alguns projetos de pesquisa:
Memória para Todos
DESIR WP6 - DARIAH
História e Património da PSP - Polícia de Segurança Pública
Memória de Seguros e Seguradoras